Praias
As melhores e mais belas praias de toda Santa Catarina.

Praia de Bombas (2 km da Pousada Banana House)

O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas, é uma praia de águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias que buscam sossego e segurança. Nas proximidades do costão esquerdo, as ondas também permitem a prática do surf. Antigamente chamada de Praia Grande, em razão de sua extensão de aproximadamente 2 quilômetros, Bombas ainda é um reduto da pesca artesanal. Ao longo da praia, encontram-se vários ranchos de pesca, que guardam as centenárias canoas-de-um-pau-só, ainda utilizadas no período de maio a julho durante a temporada da tradicional pesca da tainha.

Praia de Bombinhas (150 metros da Pousada Banana House)

É a praia que dá nome a cidade e onde se encontra o maior centro comercial da cidade. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças. Os mesmos cristais produzem um som característico sob os pés, semelhantes a estalidos, o que rendeu o nome à praia. Em Bombinhas, estão localizadas as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo, com saídas diárias para os costões da península e na parte sul da Ilha do Arvoredo.

Prainha, Embrulho e Lagoinha (250 metros da Pousada Banana House)

São três praias pequenas localizadas no costão direito da praia de Bombinhas. A Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho. Ao lado do Trapiche, existe uma oficina lítica, denunciando os indícios do povoamento pré-histórico na região. A Praia do Embrulho, ao lado da Prainha, é tranqüila, tem uma bela vista das embarcações e da baía de Bombas. Foi chamada assim por sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes, “embrulhando” nativos que descarregavam mercadorias das embarcações por ali, quando ainda não existia o trapiche da Prainha. A Praia da Lagoinha é belíssima para o mergulho de superfície, entre as grandes pedras à beira-mar, atraem diversas espécies de peixes que podem ser avistadas até mesmo sem entrar na água. Mas é difícil resistir ao mergulho em suas águas transparentes e sem ondas.

Praia da Sepultura (300 metros da Pousada Banana House)

Simplesmente, paradisíaca. Suas águas transparentes e sem ondas são ideais para o mergulho livre. Com aproximadamente 95 metros de extensão de areia, a praia da Sepultura guarda beleza e lendas. Contam os moradores mais antigos que a praia passou a ser chamada assim pela suposta existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto após uma briga no local, em 1840.

Praia Retiro dos Padres (500 metros da Pousada Banana House)

Na metade do século XIX, um navio inglês ficou avariado no local. O fato atiçou a curiosidade dos moradores, que acorriam ao local para ver o navio e seus tripulantes, pois nunca haviam visto um inglês autêntico. A partir deste acontecimento, a praia ficou conhecida como Praia dos Ingleses. Em 1967, a praia foi adquirida pelos padres salesianos de Itajaí, onde construíram uma casa de retiro espiritual, razão para o novo batismo da praia. De beleza agreste, quase selvagem, a praia de águas cristalinas é cercada pela Mata Atlântica.

Praia de Quatro Ilhas (400 metros da Pousada Banana House)

É conhecida pelos moradores mais antigos como Praia de Fora, devido a sua localização e característica de mar aberto. O nome Quatro Ilhas deve-se às quatro ilhas avistadas desde a praia. Uma delas, a Ilha do Macuco, próxima ao continente. As outras três, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo, são as que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A belíssima praia preservada por restinga, possui 1km de extensão. É reduto de jovens que buscam suas boas ondas para a prática do surf.

Praia do Mariscal (2 km da Pousada Banana House)

A Praia de Mariscal tem areias brancas a base de cristais de quartzo e águas cristalinas. O nome surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas. A vegetação de restinga está preservada pintando de verde toda a sua orla, aproximando o turista à natureza. É indicada para banhos de mar e sol, surf, pesca esportiva e longas caminhadas.

Outras